Na sessão do dia 15/09, a vereadora Marta Godinho usa a tribuna para esclarecer sobre o trabalho da comissão processante e as falsas narrativas sobre sua vereança. Veja o discurso:
"Venho aqui nesta tribuna manifestar-me sobre os últimos acontecimentos políticos referente ao meu mandato em especial à Comissão Especial Processante - CEP que apura suposta infração política e administrativa da atual gestão.
Primeiro precisamos entender que uma das funções do vereador é a fiscalização e isso não configura perseguição política mas responsabilidade com o POVO que nos elegeu. E quando se fala de povo estamos falando de TODOS OS ORIXIMINAENSES e não apenas de parte de nossos munícipes.
Nosso povo, são pessoas que pensam diferente, com o direito de defender suas convicções políticas e também com o dever de respeitar quem pensa diferente. Liberdade de expressão e respeito devem caminhar juntos.
Estou no meu segundo mandato e sempre trabalhei com SERIEDADE e RESPEITO A TODOS.
E junto com meus colegas parlamentares tivemos várias conquistas para o nosso município. Tudo devidamente registrado em nossa página oficial, redes sociais e no site da Câmara Municipal.
Nos últimos dias disseminaram muitas INVERDADES e criaram muitas narrativas sobre meu trabalho parlamentar. Com o único interesse de descredibilizar esta vereadora no exercício do seu mandato perante a opinião pública. Como sempre digo: - Ou é por estarem mal informados ou mal intencionados.
Entretanto é na palavra de Deus que busco FORÇA E CORAGEM para seguir firme em meu trabalho. Ela nos ensina que "O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho."(Provérbios 13:10) E ainda, "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".(João 8:32)
Agradeço a minha FÁMILIA e minha LIDERANÇA RELIGIOSA que aconselharam-me a fazer este ESCLARECIMENTO.
Vamos agora aos fatos sobre a Comissão Especial Processante:
No dia 10 de agosto foi protocolada na Câmara Municipal de Oriximiná uma denúncia sobre crime de responsabilidade e infração política administrativa contra a gestão atual. A denúncia foi feita por um eleitor . É o que diz a lei :
"A denúncia escrita da infração poderá ser feita por qualquer eleitor, com a exposição dos fatos e a indicação das provas."
É competência da Câmara de Vereadores apurar as denúncias de infrações políticas e administrativas do prefeito, fundamentado no decreto lei 201/67.
De posse da denúncia, o presidente da Câmara submete a denúncia para ser lida na sessão consultando os vereadores sobre o recebimento, que pelo voto da maioria dos presentes poderá prosseguir e na falta destes, arquivar a denúncia.
A maioria dos vereadores decidiu que a denúncia deveria ser APURADA a fim de verificar a verdade dos fatos.
Para isso, a lei determina a criação de uma COMISSÃ0 ESPECIAL PROCESSANTE para conduzir todo o processo, sendo composta por TRÊS vereadores escolhidos por SORTEIO.
O sorteio foi feito na sessão e estava sendo transmitida ao vivo pela página oficial da Câmara Municipal no facebook. Sendo sorteados eu (Vereadora Marta Godinho(PTB), Deybson Rasch(PRTB) e Mauro Vanzaller(MDB).
Após o sorteio, a comissão escolhe o presidente , o relator e o membro. E em votação aberta, fui escolhida por unanimidade para ser a presidente da CEP, da mesma forma o vereador Mauro Vanzeller para relator e o vereador Deybson Rasch para membro.
A partir de então CEP vem tendo a responsabilidade de apurar os fatos dando AMPLA DEFESA para o denunciado, o prefeito.
Essa responsabilidade legal não deve ser confundida com perseguição política. A comissão preza pelo respeito às partes envolvidas, tanto com o eleitor denunciante quanto com o prefeito denunciado.
Os atos da comissão estão devidamente publicados no diário oficial, seguindo o que está previsto no decreto lei 201/67, que orienta a forma que devem ser realizadas as ações da CEP.
Em fim, estou exercendo meu mandato com TRANSPARÊNCIA, COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE de sempre, declarados no dia da minha posse. Essa é a verdade, o resto é pura falácia, falsas narrativas de pessoas que não tem compromisso com a VERDADE.
Encerro, desejando a todos os ORIXIMINAENSES a paz que vem do ETERNO DEUS.
DEUS É A NOSSA FORÇA E VAMOS JUNTOS. QUE ORIXIMINÁ SEJA A CIDADE DE TODOS.
Vereadora Marta Godinho.
Parabéns, vereadora vc foi muito bem nas sua colocações, ter responsabilidade e competência nas ações isso é pra poucos, ainda digo mais, se manter firma nas promessas também é uma virtude de poucos... Deus lhe abençoe estamos JUNTOS.
ResponderExcluirÉ isso minha amiga, esclarecer é sempre bom, principalmente para muitos conterrâneos nossos que ainda não a conhecem de fato. E essa realmente era uma questão a ser explicada com maior detalhe e que poderia acontecer com qualquer um dos "nobres". Desejo um excelente trabalho na CEP, sempre com responsabilidade e transparência, pois nosso povo merece. Um abraço!
ResponderExcluirVocê sempre foi reponsavel e competente no exercício do seu mandato. Continue firme fazendo seu trabaho.
ResponderExcluirEngraçado como este povo é egoísta, quando é amigo pode roubar, matar, não há cassação, eles fazem vista grossa e tudo passa despercebido entre asp.Quando é alguém que não faz parte da panelinha, trablha de sol a sol eles encheram os minímos detalhas, tentam tirar do poder e dizem que estão fazendo isso pelo povo, vão plantar batata no asfalto bando de hipócrita, vocês não me representam e são a voz do povo. fazem uma pesquisa, perguntem para o povo o que eles, pelo contrário vão interditar a área câmara porque estão comendo do povo.Lamento esse povo ser alienado, só digo uma coisa na eleição não apareçam na porta da minha casa.
ResponderExcluirSe tu tens tanta certeza desses roubos por que não denúncia no mimistério público? Ou tu és conivente e hipocrita.
ExcluirE isso a ir deixar o prefeito trabalhar melhorar nossa princesa oriximina
ResponderExcluirNiguem está segurando ele. É só fazer dentro da legalidade.
Excluir