Compartilhe isso:

quarta-feira, janeiro 18, 2023

Prefeito sanciona lei, de autoria da vereadora Marta, que cria políticas públicas para as pessoas com transtorno do espectro autista em Oriximiná.

 No início deste mês foi sancionada a Lei 9.481 de 11 de Janeiro de 2023, de autoria da vereadora Marta Godinho (PTB), que institui sobre políticas públicas para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares do município de Oriximiná.

O objetivo é promover a inclusão social, priorizando a autonomia, protagonismo e independência das pessoas com TEA, promovendo a desburocratização e facilitando a criação de mecanismos que possa agilizar o diagnóstico e de intervenção pedagógica e psicopedagógico, a fim de criar projetos voltados à população com TEA, a seus familiares e cuidadores.

O poder executivo deverá criar um cadastro municipal das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, através da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para que elas possam ter a garantia dessas políticas públicas e manter um programa permanente de capacitação e atualização em autismo, estruturado e ministrado por equipe multiprofissional composta por psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, neuro pediatra e nutricionista a fim de garantir informação, treinamento, formação e especialização aos profissionais que atuam na prestação de serviços à população com TEA.


A Lei estabelece ainda, que no mês de abril seja instituído o "abril azul", para comemoração e conscientização do Autismo, incluindo a Semana Municipal para esse fim e no dia 2 de abril deverá ser o dia de Conscientização do Autismo, e que essas ações possam ser incluídas no calendário de eventos do município. Durante essas comemorações o Poder Executivo deverá promover atividades voltadas para pessoas com TEA.

A lei foi sancionada pelo Prefeito Municipal em 05 de Janeiro de 2023 e está em vigor desde de quarta-feira (11).

Fonte: Câmara de Oriximiná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS